Projeto troca informações sobre bancos de leite do Estado por recipientes para guardar leite materno
Última atualização: 10 de Maio de 2017 - 18:32

Entre as estratégias para sensibilizar a sociedade sobre a importância de doar leite materno, o programa “Passaporte para a vida” permite que qualquer cidadão conheça o funcionamento dos bancos de doação de leite do Estado do Amazonas. Para participar, basta que a pessoa interessada doe um recipiente para ser utilizado no armazenamento de leite. O frasco deve ser de vidro transparente com tampa plástica, como por exemplo, embalagens de café solúvel.

“É um projeto bem interessante que os bancos têm, onde o cidadão, que queira conhecer, pode ter acesso às atividades e informações do banco de leite, saber como funciona”, conta a enfermeira Elizabeth Hardman, que coordena o Banco de Leite Humano do Amazonas, o primeiro do Estado. Detentora de certificação de excelência do Ministério da Saúde pelo 5º ano seguido, a unidade funciona na maternidade Ana Braga, na zona Leste de Manaus.

No 7º período do curso de enfermagem, a universitária Suziane Santos, conta que ampliou seus conhecimentos na área de obstetrícia esse mês, depois que participou das atividades do “Passaporte para a vida”.

“É uma iniciativa muito boa. Nós apoiamos essa causa de trazer os potes de vidro, acreditando na importância disso para os recém-nascidos que se encontram internadas nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI) e não podem ser amamentados por suas mães”, declarou Suziane.

O também acadêmico de enfermagem, Valdercley Costa de Menezes, promete ser um multiplicador das informações sobre os bancos de leite que recebeu por meio do “Passaporte para a vida”. O universitário também diz que já faz campanha para que as pessoas colaborem com os bancos doando os recipientes utilizados para armazenar o leite. “Em vez de jogarmos no lixo, porque não trazer para o banco, já que serve para armazenar o leite. Eu já falei para os vizinhos, e fiquei de receber (os recipientes)”, diz o estudante.

Em Manaus, há três Bancos de Leite Humano. O Banco de Leite Humano do Amazonas (vinculado à maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste de Manaus), o Banco de Leite da Galileia (vinculado à maternidade Azilda Marreiro, no bairro Cidade Nova, zona Norte), e o Banco de Leite Fesinha Anzoategui (vinculado ao Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, zona ?Centro Sul da capital).

Os frascos de vidro podem ser entregues nos bancos de leite ou nos postos de coleta vinculados a eles (ver lista). Quem tem os recipientes, mas tem dificuldade em ir até os postos, há serviço para recolher as embalagens em casa, basta fazer o pedido por telefone.

Os telefones do Banco de Leite Humano do Amazonas (Ana Braga) são 3647-4234 e 3647-4235. Os contatos com o Banco de Leite da Galileia podem ser feitos pelos números 3643-5523 e 3643-5500. E o Banco de Leite Fesinha Anzoategui atende pelo número 3643-8146.

Do dia 1º ao dia 31 deste mês de maio, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) estará recebendo frascos de vidro para o Banco de Leite Fezinha Anzoategui. A FVS fica na Torquato Tapajós, Nº 6132, no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte de Manaus. Os telefones são 3182-8550 / 3182-8551.

Maio é o mês em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, 19 de maio. De 15 a 26, os Bacos de Leite realizarão uma extensa programação para divulgar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano.

Enfermeira Elizabeth Hardman, que coordena o Banco de Leite Humano do Amazonas, relembra que todo cidadão pode conhecer os bancos, se levar um pote

Postos de coleta vinculados aos bancos de leite:

Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui

Instituto da Mulher Dona Lindu

Maternidade Balbina Mestrinho

Maternidade Alvorada

Hospital e Maternidade Unimed

Hospital e Maternidade Samel

Hospital e Maternidade Adventista

Unidade Básica de Saúde São Francisco

Banco de Leite Humano Galileia

Maternidade Azilda Marreiro