NOTÍCIAS

FVS e SEDUC realizam a 2ª edição do EXPOTB nas escolas estaduais da Capital
Última atualização: 29 de Agosto de 2017 - 16:27

Com o objetivo de orientar sobre a epidemiologia, conceito, sinais e sintomas, tratamento da tuberculose e coenfecções como Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST), diabetes e outros, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) em parceria com a Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), realiza nesta terça-feira (29/08), a segunda edição da  Expo TB nas escolas estaduais da capital. O evento será no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI)  Áurea Braga, situada na Av. Brasil, s/nº, bairro Compensa.

A EXPO TB acontece uma vez no mês, no horário de 9h às 11h30 e conta com os representantes do Comitê Interestitucional de Tuberculose e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus).  

De acordo com coordenadora do Programa Estadual de Controle de Tuberculose da FVS, Marlucia Garrido, até o final do ano  serão realizadas mais 03 edições da Expo TB nas escolas estaduais. "A educação é uma parceira essencial para fortalecer as ações de saúde, e além disso, os escolares são verdadeiros vigilantes em seu meio social, promovendo a disseminação da informação", salienta a coordenadora.

Para a coordenadora do Programa de Educação e Saúde na escola da Seduc, Delta Segadilha, a informação é a principal arma de combate ao preconceito e a cura da tuberculose. "Essa doença é considerada um problema de saúde pública e pode atingir todas as classes sociais, independente da faixa etária, por isso, consideramos ser importante a parceria com a equipe multidisciplinar da saúde para reforçar medidas preventivas junto à comunidade acadêmica", diz.

Durante toda manhã alunos e profissionais da educação participarão do evento que  inclui desde palestras sobre tema, como também jogos lúdicos e visualização do bacilo de Koch através de microscópio entre outros.

Sobre a Tuberculose-  É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, que pode ser tratada em todas as unidades de saúde, com medicamento gratuito. Anualmente, o Amazonas registra cerca de 2.500 casos novos de tuberculose, sendo 70% dos casos, notificados por Manaus.