Ação Orienta alunos sobre prevenção a doenças causadas por geo- helmintos em Manaus
Última atualização: 15 de Setembro de 2017 - 17:44

A Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e com o Programa Social e Ambiental do Igarapés de Manaus (Prosamin) está realizando, uma ação de prevenção a doenças causadas por verminoses, em 15 unidades de educação localizadas próximas aos conjuntos habitacionais do Prosamim.

Ao todo cerca de  5 mil alunos deverão participar da programação que inclui desde palestras, apresentação de vídeos educativos e distribuição de cartilhas sobre cuidados com alimentação.  "Para fortalecer a prevenção dentro da escola, foi recomendada para que todas as unidades implantem programas de educação em saúde, direcionadadas a práticas de hábitos que contribuam para a prevenção das infecções por vermes.

Alunos das escolas Municipais Waldir Garcia, no bairro são Geraldo e Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no Bairro Presidente Vargas, apresentaram na manhã dessa quarta-feira (13/09) aos coordenadores do projetos e assessores pedagógicos da Gerência de atividades complementares e programas especiais (GACPE) e da divisão distrital zonal (DDZ) Sul, o que foi aprendido durante as aulas.

Na escola Waldir Garcia, a aluna Vitória Cruz, do 4º ano, contou aos colegas sobre a experiência da doença do primo por conta das verminoses, contraídas pela falta de higiene adequada. "Com isso aprendemos da importância de lavar os alimentos antes de comê-los, lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro", disse.

Para a coordenadora do Programa de Prevenção por Geo-helmintons da FVS,  Márcia Larissa  Menezes, ação é uma forma de verificar onde está concentrado o maior número de pessoas doentes nos Prosamins. "É possível através desta busca ativa observar a diferença entre  as áreas que estão transformadas, das que estão parcialmentes recuperadas e as que não receberam intervenções estruturais.