Manaus tem Dia D de mobilização contra mosquito Aedes Aegypti nesta quinta
Última atualização: 26 de Outubro de 2017 - 10:15

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, o Dia D de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti em Manaus.

A programação integra as atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes, que tem o objetivo intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, chamando a atenção da população para medidas de prevenção contra essas doenças.

A abertura das atividades do Dia D vai ocorrer no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Santo Antônio, zona Oeste, reunindo representantes dos setores de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a mobilização tem o objetivo de intensificar as ações educativas, visando ampla mobilização para o controle do vetor, no âmbito das unidades de saúde da Semsa, nas escolas municipais e na comunidade em geral.

Durante a mobilização serão envolvidos estabelecimentos do comércio e da indústria, unidades do serviço público, incluindo as unidades de saúde, associações e escolas, para dar amplitude às ações.

As unidades de saúde com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) já começaram a realizar orientação sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes. Na próxima sexta-feira, 27, será promovida nessas escolas, a verificação de riscos potenciais para a dengue, com a aplicação do “Check List 10 minutos”, um questionário que pode ser respondido em 10 minutos, focado nos itens associados à proliferação do Aedes, como o acúmulo de água e lixo.

As escolas municipais que dispõem de brigadas contra o mosquito também vão intensificar as ações de educação em saúde, eliminação de criadouros e controle do mosquito, durante o período da mobilização.