Prefeito sanciona Lei que cria o Junho Vermelho de estímulo à doação de sangue
Última atualização: 1 de Novembro de 2017 - 14:33

Manaus – O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, sancionou, na tarde desta segunda-feira (30), a lei municipal que institui o ‘Junho Vermelho’ no calendário oficial da capital. A medida tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de sangue e suprir a carência de, pelo menos, 7 mil bolsas de sangue mensais na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

No ‘Junho Vermelho’, os órgãos e espaços públicos deverão buscar decorações na cor vermelha para motivar e recordar a população sobre a importância da doação de sangue. Conforme a Prefeitura de Manaus, um laço vermelho será o símbolo da campanha.

O prefeito de Manaus informou que, de acordo com o Hemoam, há uma demanda de 7 e 8 mil bolsas de sangue mensais em Manaus. Arthur informou que a necessidade é voltada pela busca, “principalmente, a sangue com fator RH negativo que são mais raros de ser encontrados”, disse Artur, acrescentando que há 500 mil doadores de sangue cadastrados no Hemoam e as ações do ‘Junho Vermelho’ buscam, também, conscientizar essas pessoas a buscar novos doadores.

A lei é decorrente do Projeto de Lei 151/2017 de autoria do vereador Fred Mota. O vereador informou, durante a entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, que já precisou de bolsas de sangue para duas pessoas próximas dele e percebeu a dificuldade que há para captação de doadores de sangue a partir do segundo semestre, quando inicia o período de festas na capital, como o Festival Folclórico do Amazonas.

“Queremos buscar doadores em diferentes locais, como nas escolas, quartéis e igrejas”, disse o vereador. Ainda segundo Mota, até junho, o estoque de sangue do Hemoam é regular.

Com base em informações do Hemoam, a prefeitura informou que as datas festivas e de feriados prolongados são as de maior dificuldade para a captação de sangue e também é o período em que há aumento de demanda por doações. Além das festividades da época, há feriados prolongados e muita gente se ausenta da cidade.

Outro motivo para a redução das doações é o aumento dos números de violência doméstica e de acidentes de trânsito por conta do aumento de consumo de bebida alcoólica durante os meses festivos.

Conforme a Prefeitura de Manaus, desde 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, a ser comemorado, anualmente, em 14 de junho. Com o ‘Junho Vermelho’, a ideia da campanha é estimular e ampliar o número de doações de sangue, a exemplo do que tem acontecido em outras cidades que já aderiram ao movimento.

***Texto da matéria atualizado às 19h