NOTÍCIAS

Comitê Estadual de Tuberculose completa dez anos, nesta sexta-feira (17)
Última atualização: 17 de Novembro de 2017 - 17:57

Com a finalidade de celebrar os dez anos do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas, nesta sexta-feira (17), foi realizado uma programação especial, no auditório do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). A cerimônia contou com a participação de importantes parceiros tais como: a coordenadora estadual de Controle da Tuberculose da FVS, Marlucia Garrido, o presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIds e Tuberculose (Frendhat), deputado Luiz Castro, representante do Secretario de Estado da Saúde, Joselita Nobre, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Jair Pinheiro, representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Delta Segadilha, diretor-presidente da Fiocruz, Sérgio Luz Bessa.

De acordo com o presidente do Comitê da Tuberculose, Euclides Cunha, o objetivo desse grupo interinstitucional é promover a integração das diferentes esferas de governo. "O comitê é um articulador entre o Governo e a necessidades civil, buscando medidas que possam fortalecer o sistema de integração e contribuição para as políticas públicas do Controle da Tuberculose no Estado do Amazonas", disse durante evento.

Euclides salienta que é preciso divulgar as ações de combate a tuberculose. "O Amazonas lidera os casos de tuberculose no país, e por tanto, é necessário fazer o enfrentamento contínuo dessa endemia milenar que assola até hoje nossa população", informou.

Segundo a coordenadora estadual de Controle da Tuberculose da FVS, Marlucia Garrido, os dez anos de existência o Comitê busca varias parcerias para fortalecer a luta. "Conquistamos muito, porém é essencial ampliar nossa rede de trabalho para que amplie a socialização, uniformização do acesso da população ao conhecimento e a busca de diagnóstico e tratamento, e assim, levar mais saúde para o nosso povo em todo o lugar do Amazonas", disse Marlucia.

Com dez anos de existência, o Comitê de Tuberculose, do qual participam diferentes órgãos públicos e  instituições filantrópicas tem como principal finalidade o trabalho de educação em saúde e prevenção junto à população, com a meta de promover o diagnóstico precoce e a o tratamento imediato dos casos identificados.