NOTÍCIAS

Tuberculose no contexto Escolar é tema de exposição no Ceti João dos Santos Braga
Última atualização: 27 de Novembro de 2017 - 16:39

A Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas (FVS-AM) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade (Seduc), realizam nesta segunda-feira (27), a 3ª edição, EXPO-TB para Escolas Estaduais do Amazonas, no auditório do Centro de Ensino de Tempo Integral - João dos Santos Braga, situado na Avenida Curaçao, s/n, bairro Cidade Nova, zona norte da cidade. O evento aconteceu de 8h30 às 11h30.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose- FVS, Marlucia Garrido, a iniciativa visa contribuir para redução nos números de casos de doente e do abandono escolar. "É preciso instrumentalizar o grupo pedagógico da educação sobre o tema com a finalidade de amplificar o conhecimento da doença, a prevenção e o tratamento", avaliou.

Garrido salienta que para o evento foram convidados além dos alunos, os professores, gestores, pedagogos, técnicos e os pais dos alunos. "A EXPO-TB, é itinerante e realizada em parceria com a Coordenadorias Distritais de Educação. Nossa principal arma de combater a tuberculose é a informação, por isso, é fundamental participar desse diálogo com a sociedade", disse.

Quem aprovou a iniciativa foi a aluna do oitavo ano do Ceti  João dos Santos Braga , Maria da Clara da Costa, 14 anos, durante  o evento. "Muitas pessoas não tem essa informação apresentada hoje durante a ExpoTB, e essa oportunidade é bem interessante, pois assim podemos compartilhar esse conhecimento adquirido com os nossos familiares e amigos", relatou. 

De acordo com a coordenadora do Programa  Educação e Saúde na Escola, Delta Segadilha, que responde pela Seduc, por meio da Gerência de Projetos e Programas de Atendimento  ao Escolar (Gepae) destacou sobre a integração entre saúde e educação para evitar o adoecimento em escolares.  "Para os nossos alunos desejamos boas notas nas avaliações finais, e muita saúde. O não adoecimento dos alunos diminui a evasão escolar, e isso combatemos com frequência. Queremos ampliar esse projeto para todas 29 escolas com 35.605 matriculados, um público que pode nos ajudar a combater esse sério problema de saúde pública", reforçou.   

Um dos noventa participantes, o professor de Ciências do CETI, Geraldo Fernandes de Abreu, 53 anos comentou sobre o papel da escola  na promoção da saúde. "Aqui os alunos aprenderam medidas de prevenção e da importância da continuidade do tratamento para cura total do bacilo da tuberculose ", ressaltou o professor. 

SOBRE A DOENÇA- A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível. Anualmente, conforme a Organização Mundial da Saúde (2016) são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. No Brasil, a Tuberculose é um sério problema de saúde publica, com profundas raízes sociais. No Amazonas, a taxa de incidência da Tuberculose é a maior do Brasil, com 67,2 casos novos/100.000 habitantes, sendo que cerca de 70% dos casos notificados residem em Manaus.