NOTÍCIAS

Casos de leptospirose aumentam em 33% no Amazonas, alerta a FVS
Última atualização: 28 de Dezembro de 2017 - 17:00

O Amazonas registrou o aumento de 33% em números de casos de leptospirose este ano, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS- AM), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) divulgado nesta quinta-feira (28/12). Até dezembro de 2017 foram notificados cerca de 185 casos da doença no Estado contra 139 casos notificados em 2016.

Ainda segundo os dados no boletim, Manaus notificou este ano 135 casos contra 94 casos informados no mesmo período de 2016, o aumento de 43,6%.

De acordo com o diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, o aumento dos números de casos está diretamente ligada a exposição. "É  uma doença de transmissão sazonal, por meio da forma de transmissão que é através da pele em contato com a água contaminada e com a intensificação do período chuvoso, o risco é maior", alertou.

No inverno amazônico é comum o excesso de água fazer transbordar bueiro e assim, a água contaminada passa a invadir ruas e casas gerando inúmeros problemas de saúde, entre eles, casos de leptospirose.

RECOMENDAÇÕES: A principal forma de evitar a contaminação por leptospirose é não entrar em contato com água contaminada de enxurrada ou das chuvas.

. Desinfetar com água sanitária os ambientes que tenham sofrido inundações.

. Realizar o descarte de alimento perecíveis expostos a lama e alagado.

. Proteger as mãos com luvas e os pés com botas, no momento de realizar a limpeza, após enxurradas.