NOTÍCIAS

Bancos de leite ajudam quase 4 mil bebês no Amazonas em 2017
Última atualização: 2 de Janeiro de 2018 - 14:49

A rede pública de saúde mantém, atualmente, três bancos de leite no Amazonas. Entre janeiro e novembro de 2017, eles atenderam quase 4 mil crianças, com mais de 1,9 mil litros de leite doados. Os bancos ficam em Manaus, na Maternidade Ana Braga, Instituto da Mulher Dona Lindu e Maternidade Azilda Marreiro. Bebês internados em hospitais recebem as doações.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), os Bancos de Leite Humano são responsáveis por receber o leite por meio de doação, pasteurizar e distribuir às unidades de saúde para que sejam repassados a quem precisa, principalmente, para recém-nascidos prematuros, que se encontro em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Mulheres em fase de amamentação podem fazer doações. “É necessário apenas entrar em contato com uma das unidades do serviço ou um dos postos de coleta e informar que querem ser doadoras. Haverá primeira visita à mãe para orientá-la sobre o procedimento correto para retirar e guardar o leite, até que o carro de coleta passe para pegar o produto. Qualquer mulher saudável em período de amamentação pode doar”, informou a Susam.

Confira onde receber informações e doar:

Banco de Leite Humano do Amazonas – Ana Braga. Endereço: Alameda Cosme Ferreira, s/n São José. Tefone: 92-3647-4234;

Banco de Leite Humano da Galileia. Endereço: Av. Samauma, 630 Monte das Oliveiras. Telefone: 92-3643-5523;

Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui. Endereço: Av. Mário Ipiranga , 1.581 Adrianópolis. Telefone: 92-3643-8146.

Balanço - janeiro a novembro de 2017