NOTÍCIAS

Seis casos suspeitos de H1N1 em pacientes de Borba são descartados
Última atualização: 4 de Janeiro de 2018 - 08:46

Manaus – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) descartou a possibilidade de contaminação pelo vírus H1N1 em seis pacientes que saíram do município de Borba (215 quilômetros de Manaus) para a capital. Os resultados dos exames, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lancen), foram divulgados nesta quarta-feira (03), e deram negativo para o vírus da Influenza A.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), dos seis pacientes, apenas dois continuam internados no Pronto-socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus. Eles foram diagnosticados com pneumonite eosinofilica, que não é uma doença contagiosa. O grupo deu entrada na unidade de urgência e emergência no dia 1º de janeiro, após a transferência do município.

Segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a pneumonite é uma reação alérgica e o tratamento é feito com antialérgico. “Todos os exames deram negativo, mas apontaram a pneumonite. Com isso, já iniciamos o tratamento com antibiótico antialérgico e estamos dando toda a assistência para liberar as duas pessoas que ainda estão internadas”, ressaltou Bernardino.

Quadro estável

De acordo com a Susam, Bernardino explicou que os dois pacientes internados têm estado de saúde estável e estão em observação. Após a alta, eles devem ser acompanhados com tratamento ambulatorial.

A secretaria afirma que os últimos casos de H1N1 no Estado foram registrados em 2016. “Durante todo o ano de 2017, nenhum caso de gripe H1N1 foi registrado no Amazonas”, disse a Susam, por meio da assessoria de comunicação.

De acordo com a Susam, a suspeita de contaminação foi levantada devido à semelhança entre os sintomas como febre, dores no corpo, dificuldade na respiração, tosse, entre outros. Além disso, segundo a secretaria, o inverno amazônico é a época mais propícia à manifestação do vírus.