Notícias



Parasita que contaminou família no Amazonas com doença de Chagas estava no açaí
Última atualização: 17 de Janeiro de 2018 - 10:54

Após análises em laboratório, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas comprovaram a presença do parasita Trypanosoma cruzi na amostra de açaí consumida pela família que contraiu doença de Chagas, no município de Lábrea.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, essa é a primeira vez que é comprovada cientificamente a presença do parasita em alimento, no Amazonas. Antes, a confirmação era feita por associação.

A análise só foi possível porque a equipe da vigilância em saúde conseguiu recuperar as amostras de açaí, que ainda estavam disponíveis junto ao fornecedor. Até o momento há dez casos confirmados de doenças de Chagas contraídas por via oral, ou seja, por meio de alimento contaminado pelo barbeiro ou pelas fezes do inseto.

De acordo com a SUSAM, a Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas está reforçando as campanhas de conscientização dos produtores, em relação as boas práticas de higiene na produção de alimentos com matéria prima da floresta.


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.