Notícias



FVS e Ministério da Saúde concluem treinamento para técnicos de vigilância epidemiológica do estado
Última atualização: 22 de Janeiro de 2018 - 14:54

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM),  órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza, nesta segunda-feira (22/01), a cerimônia de encerramento da oficina do projeto piloto do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS-Fundamental). Realizada em parceria com o Ministério da Saúde, a oficina, que começou em novembro, envolveu profissionais que atuam na área de vigilância epidemiológica de seis municípios, incluindo Manaus.

A cerimônia de encerramento contará com a participação do diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, da coordenadora do programa EpiSUS-Fundamental, Priscila Boch, e da consultora do Ministério da Saúde, Dalva Maria de Assis.

De acordo com Bernardino Albuquerque, a capacitação possibilitou fortalecer o Sistema de Vigilância em Saúde, por meio do treinamento de profissionais que atuam na área, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. “É um treinamento para profissionais que trabalham com a vigilância epidemiológica e visa fortalecer a capacidade de detecção de surtos, epidemias e eventos de importância de saúde pública”, observa.

A parceria com o Ministério da Saúde no EpiSUS-Fundamental tem o apoio técnico da Training Programs in Epidemiology and Public Health (TEPHINET) e Center for Disease Control and Prevention (CDC), responsável pelo programa piloto de treinamento. “A FVS foi selecionada pelo MS para fazer parte do projeto piloto em virtude de sua estruturação no que tange à gestão do Sistema de Vigilância em Saúde estadual, sendo referência nacional, bem como pelo perfil epidemiológico de ocorrência de doenças transmissíveis como dengue, zika e chikungunya, entre outros agravos como malária e tuberculose, assim como pelas suas peculiaridades geográficas e sociais e ainda, pela região de fronteira com Colômbia e Peru”, comenta Bernardino Abuquerque.

Ele ressalta, ainda, que o treinamento de nível fundamental representa um passo inicial rumo à implantação de um modelo piramidal de formação em epidemiologia de campo no Brasil, sendo a pirâmide composta também dos níveis intermediário e avançado na área da vigilância integrada. “O EpiSUS-Fundamental, assim como os demais níveis do treinamento em epidemiologia de campo, também apresenta como característica essencial ser um treinamento em serviço”, avalia.

Participaram 22 profissionais dos municípios de Autazes, Iranduba, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Manaus, que estão na “linha de frente” das áreas de vigilância em saúde ou da atenção à saúde e que geram os dados nesta área.  Os trabalhos da oficina, que acontece no auditório da FVS, situado na Av. Torquato Tapajós, 6132, Colônia Santo Antônio, encerram nesta terça (23/1).


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.