Notícias



MS recomenda vacina contra febre amarela no Amazonas
Última atualização: 30 de Janeiro de 2018 - 16:10

Manaus – Todos os 62 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, estão na lista de recomendação para a vacinação contra febre amarela, conforme informou o Ministério da Saúde (MS). Na lista publicada no site do órgão, o Ministério classifica cada cidade do Brasil com a recomendação parcial, integral ou sem recomendação. De acordo com a Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) ninguém morreu ano passado pela doença que infectou três pessoas em todo o Estado; neste ano nenhum caso foi notificado.

No caso do Amazonas, todos os municípios receberam recomendação integral da vacinação. Pessoas interessadas em visitar ou que moram nas cidades do interior e a capital precisam estar vacinadas contra a febre amarela silvestre, que é transmitida pela picada dos mosquitos haemagogus esabethes.

A orientação do MS é que o cartão de vacina seja guardado como documento pessoal. Ainda conforme o órgão, áreas com matas e rios são consideradas de risco e quem planeja ir pra locais como fazendas e cachoeiras, precisa se proteger antes mesmo de ir ao local.

Todas as pessoas a partir de nove meses de idade que forem para cidade com recomendação de vacina devem ser imunizadas, segundo informou o MS.

No Estado, por ser uma região endêmica para o tipo de febre amarela silvestre, os turistas e mesmo os amazonenses, precisam estar imunizados contra a doença, segundo revelou o diretor-presidente da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque. Embora o vírus seja o mesmo, do que está circulando nos Estados do Sudeste, segundo o diretor, a forma de transmissão é diferente no Amazonas. Segundo ele, a febre amarela urbana, como é conhecido o contágio popularmente, está erradicada no Amazonas.

 


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.