Xô Mosquito abriu alas para o Carnaval de Manaus
Última atualização: 16 de Fevereiro de 2018 - 09:11

Pela primeira vez na avenida, o Bloco Xô Mosquito, levou 1.500 foliões para o sambódromo de Manaus, no sábado (10/02). O Bloco  idealizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), tinha o tema o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikugunya.

Para ação de prevenção em pleno carnaval, o Bloco reuniu os servidores e amigos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa - Manaus) e das Secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc e Semed), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Hematologia do Amazonas (FHEMOAM).

De acordo com a servidora pública da Semsa-Manaus, Maria de Jesus Sampaio, a experiência foi fantástica. "O tema é super importante por ser alusivo ao combate dos criadouros do mosquito. É uma tarefa que é de toda a sociedade, e não somente da saúde, por isso vim participar com muita alegria nessa ação que uniu em um único espaço, o alerta e a alegria", comemorou.

Outro folião de primeira viagem foi o professor da Seduc, Luiz Souza, que trouxe toda família para avenida. "Sem educação não há prevenção, por isso, não se pode deixar de participar dessa ação, que começou meio tímida, mas que pela primeira vez, fez a diferença, e que se  tenha mais experiências desta forma", salientou.

O Bloco Xô Mosquito foi dividido em alas visando chamar atenção para os principais depósitos de água parada, apontado pelo Levantamento de Infestação Rápido por Aedes aegypti (LIRAa). A primeira ala foi o Mosquito e os trabalhadores de saúde que combatem à endemia, seguida pela ala Educação, com os professores e brigadistas que atuam na sensibilização de eliminação de depósitos de água, a terceira ala foi do Pneu, um dos principais criadouros de combate e por fim, o da Caixa D água, outro grande criadouro apontado pelo LIRAa.

Além do Bloco Xô Mosquito desfilaram também o Bloco da Camisinha, com tema para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e o Bloco do Vampirão que foi à avenida chamar a atenção para o importante ato de doar sangue.