Março Lilás é lançado em alusão ao mês das mulheres para alertar sobre câncer
Última atualização: 6 de Março de 2018 - 10:06

show mar o

Uma grande festa, que reuniu músicos, artistas e mulheres de diferentes segmentos sociais, marcou o lançamento das atividades do “Mês da Mulher”, na manhã desta segunda-feira (5) no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, Zona Leste. Este ano, o “Mês da Mulher” traz um diferencial em Manaus, com o lançamento da campanha “Março Lilás”, voltada para a prevenção ao câncer do colo do útero.

“Essa não é uma campanha que integra a programação oficial do Ministério da Saúde, mas está na programação aqui de Manaus. Significa dizer que toda a atenção será dada para a prevenção do câncer de colo do útero, que é letal e mais frequente na nossa região. Por isso, temos que proteger a mulher em Manaus por meio da prevenção”, disse o prefeito Artur Neto.

Todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão com uma programação para estimular a população feminina quanto aos cuidados de prevenção contra o câncer do colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas.

A presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, destacou que as ações não são voltadas apenas para a prevenção e saúde, mas têm como principal foco o respeito e a luta contra o assédio e a violência contra a mulher.

“Queremos falar de respeito por nós mulheres, que já nascemos com esse direito. E digo a você mulher que não fique no silêncio, queremos que fale e denuncie para acabar com qualquer tipo de violência. Em relação a saúde, teremos quatro carretas da saúde aqui no Shopping Phelippe Daou durante o mês de março para que as mulheres possam fazer seus exames”, explicou a primeira-dama.

Além dos diversos exames oferecidos às mulheres nas Unidades Móveis, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão oferecer a vacina contra o HPV e as demais vacinas de acordo com a faixa etária para todos os usuários que buscam atendimento, inclusive realizando a busca ativa nas filas, ofertando a vacinação, que será feita durante todo o horário de atendimento. Também será implantado o Censo Vacinal para adolescentes de 9 a 14 anos em todas as Estratégias Saúde da Família

Concurso de redação

Ainda como parte da programação do “Mês da Mulher”, foi apresentado o 2º Concurso de Redação que, este ano, traz como tema o “Assédio” e o lançamento da campanha “Março Lilás”, de prevenção ao câncer de colo do útero. A competição é uma maneira de levar a discussão sobre o assunto para dentro da sala de aula.

Para participar do concurso literário é preciso estar matriculado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública municipal. A premiação se dará somente em agosto, durante as comemorações do 12° aniversário da Lei Maria da Penha.