NOTÍCIAS

FVS-AM realiza curso de Controle Vetorial e Manutenção de Equipamentos para agentes de 11 municípios do Amazonas
Última atualização: 19 de Março de 2018 - 16:57

20180319 090928

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), iniciou nesta segunda-feira (19/3) o Curso Básico de Controle Vetorial e Manutenção de Equipamentos para 29 agentes de combate a endemias de doze municípios do Amazonas. A capacitação segue até o dia 28 de março, no auditório da FVS-AM, localizado na avenida Torquato Tapajós, nº6132.

A programação é teórica e prática, segundo o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental (DVA-FVS), Cristiano Fernandes, com o objetivo fortalecer as equipes de controle de endemias do interior e mantê-las atualizadas sobre os procedimentos. Os profissionais, a maioria agentes de endemias e gerentes, foram encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde de acordo com os critérios técnicos exigidos para participar do treinamento.

Cristiano ressalta que é preciso atuar de forma proativa para melhorar a gestão. "É importante que os gerentes de endemias estejam bem atualizados e preparados para que possam organizar os processos de trabalho, para que as intervenções sejam mais eficientes e em tempo oportuno", salientou.

De acordo com o agente de endemias de Careiro Castanho, Ezequias da Silva, essa atualização ajuda a rever conceitos, além de ensinar a aumentar a vida útil dos equipamentos.

Programação - O treinamento abordará assuntos desde Parâmetros Entomológicos, Manejo Ambiental, Borrifação Intradomiciliar até Mecanismo de Ação de Mosquiteiro e Telas Impregnadas entre outros. Os participantes são das cidades de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanha, Canautama, Iranduba, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tapuá e Manaus.