Susam e Seduc realizam videoconferência sobre sarampo com 52 municípios do interior
Última atualização: 28 de Março de 2018 - 16:26
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou na tarde desta terça-feira (27/03), a transmissão de uma videoconferência sobre atualização do sarampo para gestores e técnicos de saúde de 52 municípios do interior do Estado. A videoconferência foi transmitida via Centro de Mídias da Seduc e foi conduzida pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Bernardino Albuquerque, e a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Izabel Nascimento.
Falando da capital, Bernardino Albuquerque explicou aos que estavam presentes nas salas de aula dos municípios, sobre o protocolo que define um caso suspeito de sarampo. As orientações dele foram sobre identificação e manejo clínico de pacientes na rede estadual de saúde. "O sarampo é extremamente contagioso e, portanto, é preciso identificar de forma mais precoce possível, além do manejo clínico desse paciente dentro de nossas unidades" disse.
Izabel Nascimento destacou aspectos da imunização de rotina e do bloqueio vacinal no meio em que vivem os casos suspeitos de sarampo. "Todos os municípios estão abastecidos com a dose de tríplice viral. Já realizamos treinamento para a maioria deles e os outros estão na programação da semana que vem. É preciso buscar melhorar a cobertura vacinal de cada município", informou.
Na próxima segunda-feira (04/04) será realizada Videoconferência sobre Sinais e Sintomas de Sarampo, que será apresentado pelo Diretor de Assistência Médica da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antônio Magela.
A gerente de Programas e Projetos da Seduc, Chirley Costa, ressaltou a importância do Centro de Mídias, por meio do Ensino Mediado por Tecnologia, para os projetos de saúde no interior. “É uma ferramenta valiosa também na prevenção de doenças, principalmente se consideramos as distâncias e barreiras que separam os municípios do interior, da capital. Por meio dessa tecnologia, conseguimos alcançar, ao mesmo tempo, as salas de aula nos municípios em todo o Estado”.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.