Profissionais do interior participam de curso sobre doenças imunopreveníveis e toxoplasmose, em Manaus
Última atualização: 10 de Abril de 2018 - 13:08
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) iniciou, nesta segunda-feira (09/04), o curso de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis e Toxoplasmose Gestacional e Congênita, para profissionais de saúde de 24 municípios do Amazonas, incluindo Manaus. O treinamento segue no horário das 8h às 17h, até quinta-feira (12/04), no auditório de entomologia, da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), situado no bairro Dom Pedro.
De acordo com a coordenadora do curso, Angela Desirée, a capacitação faz parte do processo contínuo e sistemático de vigilância dos eventos relacionados à saúde, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). "É uma oportunidade para aprimorar o planejamento da gestão de saúde dos municípios e reforçar a importância dos fluxos, como, por exemplo, a notificação de casos suspeitos de doenças de notificação compulsória, para desencadear as atividades de prevenção, monitoramento e prevenção em tempo oportuno", destaca.
Angela explica que durante o treinamento algumas doenças serão destacadas. "Os participantes serão orientados a identificar e analisar o perfil epidemiológico do município de acordo com as suas características locais e implementar as ações de prevenção e controle de doenças exantemáticas, febre amarela, sarampo, rubéola, tétano acidental/neonatal e toxoplasmose gestacional ou congênita", informa.
Capacitação - Os municípios que participam do treinamento são: Barcelos, Borba, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Manaus, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tabatinga e Tefé.
Interior - Os técnicos da FVS irão realizar a capacitação Atualização em Sarampo, no município de Parintins, de 10 a 12 de abril. A ação faz parte do plano para o enfrentamento da doença no Estado. Simultaneamente, outra equipe da FVS realiza treinamento em São Gabriel da Cachoeira, sobre Doenças transmitidas por Aedes aegpti. Na ocasião, a equipe, que permanece no município até sexta-feira (13/04), abordará doenças exantemáticas, com destaque para sarampo.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.