NOTÍCIAS

Dia D mobiliza população contra o sarampo em Manaus
Última atualização: 16 de Abril de 2018 - 15:33

41411107542 23954ed213 o

Em todos os 500 postos montados pela cidade e na zona Rural Rural de Manaus, a movimentação de pais e responsáveis foi intensa para vacinar as crianças de seis meses a 5 anos. A ação ocorreu durante o Dia "D" de vacinação contra o sarampo, neste sábado (14), em Manaus.

O Dia "D" foi uma estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para conter o avanço do sarampo, que tem seis casos confirmados em Manaus, conforme dados do último Boletim Epidemiológico divulgado na terça-feira (10).

O início da vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde Arthur Virgílio Filho, no bairro Amazonino Mendes, zona Norte, e foi acompanhado pelo vice-prefeito Marcos Rotta, pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, e pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS/AM), Bernardino Albuquerque.

A meta do Dia "D" foi vacinar 201.198 crianças, o equivalente a 95% da população na faixa etária prioritária, que é de 211.787 crianças, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para isso, a Semsa recebeu do Ministério da Saúde (MS) 250 mil doses da tríplice viral.

A equipe da Sala de Situação de Vigilância de Saúde, criada pela Prefeitura para monitorar os casos suspeitos, distribuiu os mais de 2,5 mil profissionais de saúde em 500 postos de vacinação nas zonas Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural.

Além das UBSs da rede municipal, houve postos volantes nos bairros, pontos de vacinação em escolas, supermercados, associações de moradores, feiras, estabelecimentos comerciais e Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs), que funcionaram das 8h às 17h. Em oito shoppings, o funcionamento foi das 14h e vai até 20h.

"No último dia 10 de abril, nossa Sala de Situação divulgou o 5º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo em Manaus, indicando que 71% dos casos suspeitos da doença estão concentrados em crianças de até cinco anos. Do total de 183 casos notificados em Manaus, o Informe aponta que 16 estão na faixa etária de um a cinco meses de idade e 114 em crianças de seis meses a cinco anos, razão pela qual priorizamos as ações de prevenção direcionadas para essa faixa etária", destacou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

O secretário lembrou, ainda, que hoje a mobilização foi voltada para as crianças, mas que os adultos de até 49 anos de idade, podem, nos dias úteis, procurar uma UBS, levando o cartão de vacina, para ser avaliado se precisará, ou não, receber o imunobiológico.

Casos
O 5º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo em Manaus, divulgado na última terça-feira (10) apontou que Manaus tem 183 casos notificados da doença. Desse total, seis foram confirmados, um foi descartado e 176 estão sob investigação.

Dos casos notificados, 16 estão na faixa etária de um a cinco meses de idade (8,7%), 114 em crianças de seis meses a cinco anos (62,3%), 30 na faixa etária de seis a 19 anos (16,4%), 11 casos em pessoas de 20 a 29 anos (6%), 10 casos na faixa de 30 a 49 anos (5,5%) e dois em pessoas com mais de 50 anos (1,1%).

O novo informe mostra ainda que o Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) concentra 47% dos casos, seguido com Disa Sul (24%), o Disa Leste (14,8%), Oeste (13,7%) e Rural (0,5%).

Transmissão
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre e manchas vermelhas acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza, conjuntivite.