Campanha contra sarampo é prorrogada por mais uma semana em Manaus
Última atualização: 23 de Abril de 2018 - 15:30

39944921074 520e37521d k

A campanha contra sarampo, específica para a faixa etária prioritária - seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, foi prorrogada por mais uma semana, até a sexta-feira (27), em Manaus. Na capital, 16 casos da doença foram confirmados.

De acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 71%, dos casos suspeitos da doença estão concentrados em crianças de até cinco anos. Mesmo com o fim da campanha, a vacinação será mantida para a faixa etária e também para a faixa considerada "de rotina", que engloba crianças de 6 meses até adultos de 49 anos.

Qualquer pessoa que queira se imunizar contra o sarampo pode procurar uma das unidades de saúde e solicitar a vacina.

Postos de vacina
De acordo com informações da secretaria, são 182 salas de vacina distribuídas em todas as zonas do município, inclusive na zona rural. Elas funcionam de 8h às 17h diariamente, disponibilizando os imunobiológicos conforme preconizado no Calendário Nacional de Imunização. Veja endereços.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza 15 tipos de vacina, que protegem contra 15 doenças, como febre amarela, tétano, sarampo, varicela, HPV e outras.

Boletim Epidemiológico
O 6º Informativo Epidemiológico do Sarampo, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última desta terça-feira (17), mostra que Manaus registra 237 casos notificados de sarampo. Do total, 16 foram confirmados, sendo sete em crianças com menos de um ano e cinco na faixa etária até quatro anos.

Feriado
Neste sábado (21), feriado nacional em homenagem a Tiradentes, estarão funcionando a Maternidade Moura Tapajóz, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 Manaus. Também funcionará normalmente o Programa da Raiva (da UBS José Rayol dos Santos, cujos atendimentos estão sendo feitos temporariamente nas dependências da Fundação de Hematologia do Amazonas, Hemoam, no sábado e domingo, das 8h às 12h). As Unidades Básicas de Saúde de horário ampliado não abrirão, retomando os atendimentos normalmente na segunda-feira.