Manaus registra 2,4 mil casos de malária entre janeiro e março de 2018, diz Semsa
Última atualização: 24 de Abril de 2018 - 14:59

malaria

o todo, foram registrados 2.419 casos de malária em Manaus entre janeiro e março de 2018. Ações de combate serão intensificadas Semana Municipal de Luta contra a Malária, até a sexta-feira (27), em todos os Distritos de Saúde (DISAs) da capital.

Três cidades da Região Metropolitana da capital estão na lista de maior incidência da doença. Nos dois primeiros meses do ano, já foram registrados 11.707 casos de malária no estado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as ações da Semana Municipal de Luta contra a Malária incluem prevenção e controle da doença nos Distritos de Saúde em localidades com maior ocorrência da doença no município, em parceria com as escolas dessas localidades.

A programação inclui palestras sobre a exposição do ciclo biológico do vetor da malária, maquetes, atividades lúdicas e brincadeiras, distribuição de material educativo e orientação sobre ações de prevenção à malária. Além disso, será oferecido o diagnóstico da doença.

De acordo com a Semsa, a eliminação da malária está atrelada às mudanças de comportamentos de risco, a educação em saúde é instrumento primordial.

“A inserção de práticas de educação na rotina dos escolares é uma alternativa para a construção de conhecimentos que estimulem práticas e atitudes preventivas nas comunidades, assim como orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Laboratório Distritais
A Semsa possui 17 laboratórios de referência para o diagnóstico da malária, que funcionam também nos finais de semana e feriados.

Distrito Norte:

Hospital Delphina Aziz
SPA Platão Araújo
SPA Danilo Correia.
Distrito Oeste:

Fundação Tropical
UPA Campo Sales.
Disa Leste:

Chapot Preveau
SPA do Coroado
bases operacionais, no Brasileirinho e João Paulo.
Distrito Sul:

Hospital 28 de Agosto
SPA Zona Sul
Hospital Samel
Hospital Check Up
Hospital Santa Julia
Hospital Adventista
Hospital Militar
Hospital da Aeronáutica.
Na zona Rural, existem 34 laboratórios, sendo 12 na área terrestre e 23 na área fluvial.

malaria 1

Sobre a Malária

A malária é causada por um parasita denominado Plasmodium, que é transmitido através das picadas de mosquitos do gênero Anopheles infectados. Os sintomas da malária incluem febre, dor de cabeça e vômitos e geralmente aparecem entre 10 e 15 dias após a picada do mosquito. Se não for tratada, a malária pode rapidamente tornar-se um risco de vida.

As principais intervenções para controlar a malária incluem diagnóstico precoce e tratamento rápido com terapias medicamentosas combinadas, o uso de medidas de proteção, tais como telas nas portas e janelas, mosquiteiros impregnados em áreas consideradas de risco e transmissão, utilização de repelentes e roupas adequadas, além do controle químico através de pulverização residual com inseticida para controlar os mosquitos vetores.