FVS envia equipe técnica para Comunidade Ribeirinha, zona rural de Manaus
Última atualização: 21 de Janeiro de 2019 - 22:20

Nesta terça-feira (22/01), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) enviará à comunidade da zona rural de Manaus uma equipe técnica para realizar atividades relacionadas a medidas de vigilância, prevenção e controle da raiva na região. Dentre as atividades que serão realizadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Manaus, está prevista a vacinação de animais domésticos (cães e gatos), a implantação de mosquiteiros impregnados com inseticida, coleta de amostras e o controle de morcegos hematófagos na comunidade.

A equipe da FVS que será deslocada para comunidade é a mesma que acompanhou a situação vivenciada em Tapira, no rio Unini, em Barcelos, em novembro de 2017, quando houve um surto de raiva humana, após registros de agressão a moradores por morcegos hematófagos. “Os técnicos devem permanecer até o dia 26 de janeiro, realizando as atividades de controle para evitar novas agressões causadas por morcegos hematófagos na população local. Após o retorno, novas medidas serão avaliadas, baseadas nas situações encontradas na comunidade”, disse a diretora presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto.

Ela adianta que as ações são integradas entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado, por meio da FVS, garantindo assim uma melhor avaliação das ações de controle. “A situação exige ações imediatas para garantir o atendimento adequando das pessoas agredidas pelos morcegos bem como a vigilância por meio de coleta de amostras de animais, da região” explicou.

Rosemary informa que para evitar a exposição a ataques de morcegos, é recomendado o uso de mosquiteiros, ou telas que possam evitar a entrada dos animais nas residências, principalmente em áreas rurais, destaca. “Outra recomendação é orientar as pessoas que foram agredidas por animais como morcegos, cães, gatos dentre outros, a procurar o atendimento médico na unidade de saúde mais próxima”. alertou.