NOTÍCIAS

Diagnóstico de infestação do Aedes aegypti é iniciado em oito bairros de Manaus
Última atualização: 5 de Fevereiro de 2019 - 21:18

O 1º diagnóstico de infestação do Aedes aegypti de 2019 foi iniciado nesta segunda-feira (4) nos bairros Cidade de Deus, Flores, Mauazinho, Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Santo Antônio, Glória e São Raimundo. O trabalho seguirá até o dia 18 de fevereiro, com meta de atingir 28 mil imóveis distribuídos em todos os bairros de Manaus.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o levantamento do índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é realizado periodicamente, quando agentes de saúde realizam visitas domiciliares para identificar e coletar as formas imaturas (larvas) do mosquito, eliminando potenciais criadouros.

“A metodologia de trabalho, proposta pelo Ministério da Saúde, é realizar a vistoria em uma amostra representativa de aproximadamente 20% dos imóveis do município, determinada em função da população e do número de imóveis existentes. O objetivo final é verificar o grau de risco para a proliferação do mosquito e, assim, estabelecer estratégias para o combate ao Aedes de acordo com a realidade de cada comunidade”, informa Marcelo Magaldi.

A partir desta terça-feira (5), o levantamento também será iniciado nos bairros Novo Aleixo, Flores, Parque 10 de Novembro, Armando Mendes, Coroado, Vila da Prata e Compensa 1 e 2.

As visitas serão realizadas em domicílios nas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul, e, após a conclusão dos trabalhos, será elaborado o Mapa de Vulnerabilidade dos bairros, definindo as ações prioritárias de combate ao Aedes.

No Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti realizado em janeiro de 2018, o percentual de imóveis com focos de mosquito apresentou Índice de Infestação de 3,0%, o que representa Médio Risco para as doenças transmitidas pelo Aedes (médio risco compreende valores entre 1,0 e 3,9).

No mês de outubro de 2018, foi realizado um novo diagnóstico, que apresentou um Índice de Infestação de 1,1%, mantendo Manaus em Médio Risco.