NOTÍCIAS

Semsa finaliza diagnóstico de Infestação de Aedes aegypti em 57 bairros de Manaus
Última atualização: 15 de Fevereiro de 2019 - 22:43

A Prefeitura de Manaus concluiu o Diagnóstico da Infestação do Aedes aegypti, iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em 57 dos 63 bairros de Manaus. Os trabalhos foram encerrados nas zonas Leste e Oeste, e até o dia 18 deste mês, o diagnóstico será finalizado nos bairros das zonas Sul e Norte.

O diagnóstico sobre a infestação do Aedes em Manaus é realizado periodicamente com o objetivo de obter informações sobre o nível de risco do município para as doenças transmitidas pelo mosquito, a dengue, zika e chikungunya.

A metodologia de trabalho consiste em visitas domiciliares, realizadas por agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, para identificar e coletar as larvas do mosquito, eliminando potenciais criadouros. A meta é atingir aproximadamente 28 mil imóveis em Manaus, selecionados por amostra representativa em todos os bairros.

Após a conclusão do diagnóstico de infestação do Aedes, os dados serão consolidados para a elaboração do Mapa de Vulnerabilidade dos bairros, identificando os locais de baixo, médio ou alto risco, definindo as ações prioritárias de combate ao mosquito.

No Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti realizado em janeiro de 2018, o percentual de imóveis com focos de mosquito apresentou Índice de Infestação de 3,0%, o que representa Médio Risco para as doenças transmitidas pelo Aedes (médio risco compreende valores entre 1,0 e 3,9).

No mês de outubro de 2018, foi realizado um novo diagnóstico, que apresentou um Índice de Infestação de 1,1%, mantendo Manaus em Médio Risco.