NOTÍCIAS

Governador Wilson Lima anuncia criação de hospital universitário da UEA
Última atualização: 19 de Fevereiro de 2019 - 17:56

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou a criação de hospital universitário da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e Susam (Secretaria de Estado de Saúde). O anúncio foi feito na abertura do ano letivo da UEA no auditório da ESA (Escola Superior de Ciências da Saúde), no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, na manhã desta segunda-feira, 18.

Sem dizer de onde virão os recursos para manter o hospital, já que a saúde pública do Estado passa por um momento de dificuldade financeira, Lima afirmou apenas que assinará, no próximo mês, acordo de cooperação técnica com a USP (Universidade de São Paulo). Ainda conforme o governador, o hospital atenderá em 17 especialidades, entre elas, urologia e ortopedia que, segundo ele, “são os grandes gargalos” da saúde pública.

O secretário de Estado de Educação, Luiz Castro (Rede), afirmou que a manutenção do hospital acontecerá através de recursos federais e internacionais. “Há perspectiva de conseguir recursos do Ministério da Educação e de entidades financeiras internacionais. Recursos que estão disponíveis para investimentos e avanços que hoje são pretendidos pelo governo do Estado. Não vai depender do nosso orçamento”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Castro, o Estado entraria com o capital humano. “O orçamento do Estado é mais o capital humano, da massa crítica, massa pensante, do capital humano que a UEA tem. E claro, a USP, porque começou muito antes da UEA. A gente tem que respeitar o fato de que a USP tem um acumulo maior do ponto de vista quantitativo e qualitativo, mas a UEA tem a expertise local”, disse Luiz Castro.