Prefeitura vacinou 39% contra o vírus H1N1
Última atualização: 26 de Março de 2019 - 13:50
Manaus – A Prefeitura de Manaus já conseguiu vacinar 38,97% do público-alvo, que são os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% de um total de 455 mil pessoas. Em três dias e meio, 177,3 mil já receberam a imunização. No último sábado (23), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu 63 salas de vacinação em toda a cidade, inclusive na zona rural, para facilitar o acesso da população. O atendimento foi das 8h às 12h e foram vacinadas 34,7 mil pessoas.
Os idosos acima de 60 anos representam o grupo com o maior número de vacinados, 53.753, o equivalente a 48,14% do total do grupo. Em seguida, as pessoas com comorbidades, das quais 18.967, o que representa 42,72% do estimado para esta categoria. Das crianças de seis meses a menos de seis anos foram vacinadas desde o início da campanha, na última quarta-feira, 70.090, que são 36,57% do total a serem vacinadas. O grupo de gestantes é o que apresenta o menor percentual. Até agora apenas 7.646 das grávidas tomaram a vacina, pouco mais de 25,74% do total a ser imunizado.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou o esforço das equipes de saúde do município para atender a demanda. “Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, montamos toda uma estrutura especial para que a população de Manaus pudesse procurar com tranquilidade as salas de vacina e receber a sua dose da imunização. Não foi só a acomodação e distribuição das vacinas, que já é um trabalho de grande complexidade, mas também todo um esforço de organização, de orientação ao público, para garantir o bom andamento dos serviços e o atendimento adequado de todos os que procuraram receber a sua dose”, explicou.
A dona de casa Armanda Costa, 84 anos, procurou a Policlínica Castelo Branco, no Parque Dez, zona centro-sul, onde a movimentação foi intensa durante toda a manhã. “Tomo a vacina todos os anos e essa facilidade que a prefeitura nos oferece, é muito boa. Não saio sozinha e como minha filha trabalha durante a semana, não pode me trazer. Cheguei aqui, fui muito bem recebida, tive orientação para onde me dirigir e fiquei sentadinha, esperando a minha vez. E foi bem rápido”, disse ela, depois de ser vacinada.
A operação de sábado visou atender a meta, também determinada pelo prefeito Arthur Neto, de imunizar, dentro de 15 dias, 90% dos 455 mil cidadãos de Manaus que integram os chamados grupos prioritários, pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.