‘Dia D’ contra H1N1 será neste sábado; grávidas são as que menos se vacinaram
Última atualização: 29 de Março de 2019 - 13:38
Manaus – Como parte da estratégia para alcançar a meta de vacinar 90% das 455.083 pessoas dos grupos prioritários contra a Influenza, a Prefeitura de Manaus informou realiza, neste sábado (30), o ‘Dia D’ da campanha, reforçando a importância da imunização para grávidas. A preocupação se deve ao alto risco de complicações que a doença pode causar durante a gestação e porque, desde o início da vacinação, esse é o grupo com menor percentual de imunização, 43%. Crianças de seis meses a menores de seis anos e idosos também recebem atenção especial por estarem mais suscetíveis a agravamentos.
“Já vacinamos mais de 291 mil pessoas, o que equivale a 63,98% do público-alvo, o que é muito bom. Por outro lado, grávidas formam o grupo que apresenta o menor percentual de vacinação e no qual as complicações podem ser gravíssimas para a mãe e para o bebê. Por isso, faço um apelo para que as grávidas, em qualquer período da gravidez, compareçam aos postos de vacinação neste sábado”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto, que estabeleceu que a meta de vacinação seja atingida em 15 dias na capital.
A abertura do ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a Influenza (vírus H1N1) será às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio Filho, localizada à Travessa 10, nº 3.015, no bairro Amazonino Mendes, zona leste de Manaus. Em toda a cidade, haverá 200 postos funcionando das 8h às 17h, onde as pessoas dos grupos prioritários poderão receber a imunização. A lista com os endereços dos locais de vacinação está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), basta clicar no banner H1N1.
“Inicialmente, estávamos trabalhando com um número maior de locais para essa ação, mas o bom desempenho da campanha nesses seis dias e meio nos levou a decidir pela redução no quantitativo de postos. Nossos técnicos da Sala de Situação fizeram um levantamento das áreas onde a cobertura não foi tão boa e será nesses locais que concentraremos nossos esforços. É claro que a vacina estará disponível em todas as salas e em locais extras, inclusive com postos volantes. Todos dos grupos receberão a vacina e esperamos que até antes do prazo de 15 dias estabelecido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.
Informe
O Informe Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), da Sala Municipal de Vigilância em Saúde, divulgado na manhã desta quinta-feira (28), indica que em Manaus, até quarta-feira (27), já tinham sido vacinadas 291.173 pessoas, o equivalente a 63,98% do total estimado pelo Ministério da Saúde, de 455.083. A meta estabelecida pelo MS é imunizar 90% deste total, o que representa 409.574.
De acordo com o informe, o grupo das grávidas requer atenção redobrada porque continua sendo o de menor percentual de vacinação, 43%. O grupo de crianças de seis meses a menores de seis anos também terá intensificação na vacinação porque só foram vacinadas 114.014 das 191.678 crianças que precisam receber o imunizante. Os grupos de professores e idosos registram os maiores números percentuais de imunização – 84,09% e 74,90% respectivamente.
O Informe Epidemiológico aponta, ainda, a elevação, de 49 para 60, no número de mortes por SRAG, sendo 31 por Influenza; 13 por Vírus Sincicial Respiratório (VSR); 14 por outro agente etiológico e/ou não especificado; e duas por outros vírus respiratórios.
Alerta por SMS
Por meio de uma parceria entre Semsa, Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e a Oi – operadora de telefonia que atende a Prefeitura de Manaus, um total de 600 mil celulares receberam, nesta quinta-feira, mensagem de texto, com um link informando sobre a localização das Salas de Vacina pelas diferentes zonas de Manaus, a fim de que o público-alvo possa se dirigir a elas e garantir sua dose.
De acordo com o secretário da Semad, a parceria visa atender à determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para que todas as secretarias municipais reúnam esforços para o enfrentamento ao H1N1. “Pela parceria, os SMSs enviados saíram a custo zero para o contrato de telefonia da prefeitura, gerenciado pela Semad. Nesta semana, também, colocamos à disposição da Semsa 198 bolsistas do Programa Bolsa Universidade para apoio à campanha de vacinação”, destacou Lucas Bandiera.
A expectativa é que o serviço corrobore para a intensificação dos esforços para atingir o número previsto de pessoas dos chamados grupos prioritários da vacina, ou seja, as parcelas da população mais vulneráveis às complicações da gripe Influenza, que podem ser fatais: grávidas, crianças, mães de recém-nascidos, idosos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores.
“Estamos buscando todos os recursos possíveis, desde a antecipação da campanha até um serviço de alerta da população. As pessoas dentro dos grupos prioritários precisam receber a sua dose da vacina, se quisermos evitar novas vítimas fatais e garantir o bem-estar do povo manauara”, alerta Magaldi.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.