NOTÍCIAS

FVS realiza programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde com vacinação em Shopping da Zona Norte
Última atualização: 4 de Abril de 2019 - 21:18

Com o tema “Vacinar é Proteger”, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, no próximo domingo (7/4), uma programação especial de saúde e bem-estar, no Sumaúma Park Shopping, na zona norte, das 14h às 21h. Durante o evento, alusivo ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, haverá vacinação para o público alvo da campanha contra H1N1, além de ações de educação em saúde, com orientação aos pais, avaliação da caderneta de vacinação das crianças, apresentação de fantoches e distribuição de material educativo.

“Essa é uma relevante ação de saúde, no momento em que estamos reforçando a importância da vacinação para a prevenção de doenças como a H1N1. Temos outras vacinas disponíveis para variados tipos de doenças, e a sociedade precisa assumir conosco a responsabilidade de garantir que as metas de vacinação sejam alcançadas”, afirma o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.

A coordenadora do evento da FVS, Raquel Tapajós, ressalta que a Fundação tem como carro chefe a prevenção de doenças, e isso também é a finalidade do Dia Mundial. “Temos doenças que são preveníveis por vacina, mas a realidade vivenciada no país e no Amazonas é a baixa cobertura vacinal, principalmente, em crianças menores de 5 anos de idade. Por isso, a FVS escolheu a imunização para ser o tema central dessa ação”, observa Raquel.

Segundo a coordenadora, a zona norte foi escolhida para a ação, por ser uma das zonas de Manaus com menor cobertura vacinal. “Para a atividade, estamos ofertando a intensificação das vacinas da influenza, principalmente, crianças menores de 6 anos e grávidas, público suscetível que ainda não alcançou a meta preconizada”. A ação acontecerá no espaço reservado no segundo piso do shopping, localizado na avenida Noel Nutels, 1.762, Cidade Nova.

Segundo a coordenadora estadual de Imunização da FVS, Izabel Nascimento, exceto a vacina BCG, que o bebê recebe logo que nasce, todas as outras 18 vacinas ofertadas nas 1.555 salas de vacinas distribuídas na capital e interior seguem com coberturas abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. “O calendário vacinal contempla o esquema de vacinação para crianças, adolescentes e adultos. Ainda assim, nos últimos anos percebemos a diminuição da adesão, por isso precisamos promover espaços para divulgar que a vacinar é a principal forma de prevenção dessas doenças”, ressaltou.

Izabel salienta que é importante levar a caderneta da criança para a ação. “Mediante a caderneta, a criança será avaliada pelos profissionais e, se necessário, serão feitas as devidas recomendações. Será a oportunidade de imunizar o público-alvo”, esclareceu.

Dia Mundial da Saúde – A data de 7 de abril foi estabelecida em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.