Prefeitura instala postos em maternidades para atingir meta de vacinar grávidas
Última atualização: 5 de Abril de 2019 - 19:27

MANAUS – A vacinação de grávidas e crianças na faixa etária de seis meses até 6 anos de idade contra a gripe H1N1 (Influenza) que atingiu 74,27% e 86,39%, respectivamente, desse grupo prioritário em Manaus, está abaixo da meta de 90%. Para alcançar o limite estabelecido pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Manaus instalou postos de vacinação nas maternidades da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde). Na capital, entre os demais grupos prioritários, a vacinação atingiu 95,69%, segundo a Semsa.

“Equipes de vacinação estão nas maternidades de Manaus com o intuito de imunizar as gestantes que fazem o acompanhamento médico. Postos de vacinação foram instalados na recepção para atender as mulheres grávidas que ainda não tomaram a dose”, disse o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

Segundo a enfermeira Missinéia Rubens, que faz parte da equipe de vacinação na maternidade Moura Tapajóz, o atendimento para o grupo prioritário das gestantes é essencial. “Quando as grávidas chegam à recepção, nós direcionamos a elas e indagamos se recebeu a vacina, caso não tenham recebido, nós prontamente aplicamos a dose”, disse.

O horário de atendimento nesses postos é das 8h às 17h. A equipe é formada por três profissionais de saúde que estão preparados para atender a demanda que falta. Além disso, as 183 salas de vacinação da rede municipal de saúde oferecem a dose no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nas dez unidades de horário ampliado, o atendimento permanece das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.