Vigilância em Acidentes com animais peçonhentos é tema de videoconferência para o interior
Última atualização: 12 de Abril de 2019 - 17:12

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio da Gerência de Zoonoses, realizou nesta quinta-feira (11/04), às 9h, videoconferência sobre Vigilância em Acidentes com Animais Peçonhentos para os municípios do Amazonas. A transmissão foi conduzida pela médica veterinária da FVS, Maria Antonieta de Moura, através do Telessaúde da Universidade de Estado da Saúde (UEA).

De acordo com a gerente de Zoonose da FVS, Ana Cristina Campos, a videoconferência é uma forma que faz parte da programação anual de treinamentos do setor. “As capacitações técnicas ocorrem no decorrer do ano, por modalidades distintas que compreendem desde videoconferência, como a presencial com a participação de técnicos oriundos do interior ou mesmo deslocamento de profissionais da FVS para os 62 municípios do Estado”, disse.

Ana Cristina salienta que nesta semana, houve técnicos que ministraram treinamento em Parintins. “O evento foi voltado para a Profilaxia de Raiva Humana, no período de 08 a 10 de abril, para os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde daquele município”, comentou.

ACIDENTE - No caso de acidentes (picada ou mordida), a orientação é que o paciente procure imediatamente atendimento hospitalar. O trabalho de prevenção e atendimento à população é realizado de forma integrada entre o município e o estado. Enquanto o Amazonas realiza o levantamento de dados e trata os pacientes acidentados, o município trabalha com as medidas de prevenção e orientação à população.