NOTÍCIAS

Com 11.240 casos, AM reduz em 41,7% notificações de malária este ano
Última atualização: 29 de Abril de 2019 - 19:32

Casos notificados de malária no Amazonas registraram queda de 41,7% entre janeiro a março deste ano, segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta semana. A queda acompanha a redução contabilizada no restante do país.

Foram 11.240 casos da doença este ano. No mesmo período de 2018 foram 19.280 ocorrências de malária no Amazonas. O número de notificação em todo o ano passado foi de 71.729.

Os dados foram apresentados pelo coordenador-geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária do Ministério da Saúde, Cassio Peterka, durante o IV Seminário Estadual Alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária, em Manaus (AM).

Na capital do estado, teve início a primeira etapa da instalação de mosquiteiros para o controle da transmissão da malária, beneficiando moradores de áreas com maior risco para a ocorrência de casos de malária. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) devem instalar nove mil mosquiteiros.

Em Manaus, também, há registro de queda da doença. Nos três primeiros meses do ano, foram notificados 1.368 casos de malária, representando uma redução de 43,84% em comparação com o mesmo período do ano de 2018.

Dados do Ministério da Saúde apontam redução de 38% de casos de malária no Brasil, em 2019. De janeiro a março deste ano, a pasta notificou 31.872 casos novos da doença. No mesmo período em 2018, foram registrados 51.076 casos de malária no país.

Controle e Sintomas
No combate à malária, a Semsa utiliza uma série de estratégias, com foco na busca ativa de pacientes com sintomas suspeitos da doença, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, reduzindo o risco de surtos da doença. Também é feito o controle vetorial para evitar a proliferação do mosquito.

As ações são executadas com o apoio de agentes de endemias, treinados para reconhecer os sinais e sintomas, e que ainda realizam visita de casa em casa para a coleta de material para exames, com a entrega medicamentos e supervisão do tratamento quando necessário.

Os principais sintomas da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. Também podem ocorrer náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.