Projetos da Saúde implementados no AM serão apresentados em Brasília
Última atualização: 29 de Abril de 2019 - 19:34

Manaus – Seis projetos da área da Saúde, implementados no Amazonas, foram selecionados, nesta quinta-feira (25), para serem apresentados na competição ‘Mostra Brasil – Aqui Tem SUS’. Eles participaram do concurso ‘Mostra Amazonas – Aqui Tem SUS’, organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM). Os escolhidos ganharam passagem e custeio de despesas para apresentar os trabalhos, em Brasília, em junho deste ano.

“O importante desse tipo de evento é que conseguimos dar visibilidade para trabalhos que estão sendo desenvolvidos por profissionais comprometidos com a saúde pública nas localidades mais isoladas do Brasil. São experiências exitosas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) que servem de exemplo para outros municípios do Amazonas e do País”, explica Januário Neto, presidente do Cosems-AM.

Ao todo participaram da Mostra Amazonas 36 projetos de onze municípios. Os selecionados foram: ‘Saúde é direito de todos: garantindo o direito a saúde de usuários das comunidades quilombolas, ribeirinhas e rurais do município de Itacoatiara-AM: Relato de experiência’, de Itacoatiara; ‘Ampliação do acesso à ultrassonografia obstétrica em um município do interior do Amazonas: quem atingimos e qual o impacto na qualidade do pré-natal?’, de Itacoatiara; ‘Pessoas em situação de rua na cidade de Manaus: Prevenção, tratamento e controle em HIV/AIDS’, de Manaus; ‘Prevenção do Câncer de Útero como condicionalidades no Programa Bolsa Família da Saúde no Município de Manaquiri’, do Manaquiri; ‘Combatente Municipal – Escola e Comunidade Livres do Aedes Aegypti’, de Nova Olinda do Norte e ‘A Efetividade da Rede Municipal de Proteção a Criança e ao Adolescente do Programa Saúde na Escola – PSE, de Nova Olinda do Norte.