Técnicos em Vigilância Sanitária recebem treinamento em inspeção em agências transfusionais
Última atualização: 7 de Maio de 2019 - 13:24

Com a finalidade de descentralizar o serviço de inspeção em agências transfusionais, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) realizará, de 7 a 10 de maio, a 1ª Oficina de Boas Práticas de Inspeção em Agências Transfusionais.

O treinamento é voltado para técnicos de vigilância sanitária que atuam no interior do Amazonas. O evento será realizado no horário das 8h às 17h, no auditório do Conselho Regional de Administração (CRA-AM), situado na rua Apurina, nº 71, Centro de Manaus.

A oficina conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A primeira turma é formada por 11 municípios do Amazonas.

Oficinas - O subgerente de serviços do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS, José Carlos Guarlott, explica que serão realizadas nove oficinas envolvendo os municípios que compõem as regionais de saúde.

Segundo José Carlos, no decorrer do treinamento, será possível realizar um diagnóstico preciso de como estão estruturadas as agências transfusionais e também os núcleos de hemoterapia existente no interior do Estado.

“O serviço de sangue é classificado como serviço de alto risco, portanto, deve seguir os rigorosos protocolos preconizados pela Anvisa, a fim de garantir a qualidade do sangue disponível para o usuário que necessita”, salientou José Carlos.

Temas - O treinamento é teórico-prático e abordará temas como “Ciclo do Sangue, legislação sanitária aplicada a serviços de hemoterapia, classificação de serviços de hemoterapia, ferramentas de inspeção em serviços de hemoterapia”, “Gestão de qualidade”, “Resíduos em serviços de saúde”, “Transporte de sangue e hemocomponentes”, “Ato transfusional outros procedimentos terapêuticos”, “Hemovigilância e Retrovigilância”, “Infraestrutura, testes pré-transfusionais” e “Aplicação do roteiro na inspeção”.