Notícias



Mais de 90% da população no AM já recebeu vacina contra Influenza A, diz Ministério da Saúde
Última atualização: 16 de Maio de 2019 - 13:10

Cerca de 91,34% da população do Amazonas já foi imunizada durante a campanha de vacinação contra a Influenza A, iniciada no dia 20 de março. O estado sofreu um surto da doença, que causou 34 mortes em 2019 e, atualmente, lidera o ranking de vacinação do país. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Ministério da Saúde.

A meta no Amazonas é imunizar mais de 1,1 milhão de pessoas, com prioridade para aquelas que estão nos grupos de risco como crianças de 6 meses a menores de seis anos, gestantes, trabalhadores da saúde, idosos, entre outros. Logo abaixo do Amazonas, estão os estados do Amapá (83,81%) e Espírito Santo (69,41%).

Entretanto, há disparidade de índices registrados na Região Norte.

Índice de vacinação contra Influenza A na Região Norte


Em um vídeo divulgado nesta quarta, o ministro da saúde, Henrique Mandetta, afirmou que "não vacinação é tensionar uma rede que trabalha no limite e não apostar suas fichas na prevenção", disse.

Óbitos e pessoas infectadas
Ao todo, 1.130 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram registrados no Amazonas, sendo 120 confirmados pelo vírus da Influenza A (H1N1). A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou na segunda-feira (13) que 34 pessoas morreram no Estado até o dia 10 de maio por conta da doença.

A maior parte dos casos ocorreu na capital. Veja abaixo os números:

Manaus: 26 óbitos;
Manacapuru: três óbitos;
Parintins: um óbito;
Itacoatiara: um óbito;
Japurá: um óbito;
Urucurituba: um óbito;
Maués: um óbito.
Em relação ao Vírus Sincicial Respiratório (SRV), incluído de SRAG, foram confirmadas 30 mortes. Sendo 26 em Manaus, uma em Borba, uma em Maués, uma em Itacoatiara e uma em Manacapuru.


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.