Desastres naturais é tema de capacitação na FVS
Última atualização: 22 de Maio de 2019 - 19:27

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Comitê Interno de Vigilância em Saúde para Desastres (CIVSD), realiza, de 23 a 30 de maio, capacitação sobre atualizações de Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos associados aos Desastres (Vigidesastres), programa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O curso será realizado na FVS-AM, na Avenida Torquato Tapajós, 4.010, no bairro Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.

De acordo com o coordenador do CIVSD- FVS, Renato Souza, o objetivo é contextualizar os acontecimentos e montar um plano de ação de vigilância. “Vamos desenvolver atividades para que possamos montar esse plano de ação a partir dos conhecimentos dos participantes”, afirmou Souza, acrescentando que a programação inclui a carga horária de 40 horas que serão divididas em 16 horas presenciais, nos dias 23 e 30; e as demais em formato flexível, entre os dias 24 e 29.

Seminário – A capacitação sobre Vigidesastres antecede o 2º Seminário Estadual de Saúde em Desastres que será realizado no dia 12 de junho deste ano. A programação do evento inclui conferência e palestras com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Defesa Civil do Amazonas, Defesa Civil de Manaus e Cruz Vermelha Brasileira – Amazonas. O seminário será realizado no auditório da FVS-AM, na sede da instituição.

Para o evento serão abertas 100 vagas para participantes, entre servidores da FVS-AM e público em geral. As inscrições para os funcionários serão realizadas no site da Fundação (www.fvs.am.gov.br) na última semana deste mês de maio. Em seguida, na primeira semana de junho, serão abertas as inscrições para os demais públicos.

Vigilância em Desastres – O programa Vigidesastres objetiva desenvolver ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles bem como os danos à infraestrutura de saúde.

Sobre o Comitê – Com a finalidade de fortalecer a capacidade de resposta frente a situações de urgência e emergência relacionados aos impactos dos desastres, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas instituiu o Comitê Interno de Vigilância em Saúde para Desastres (CIVSD) em 24 de fevereiro de 2017, por meio da portaria nº039/2017. O comitê está preparado para apoiar as ações de enfrentamento voltadas para desastres naturais, tecnológicos e evento de massa.