FVS-AM realiza capacitação interna sobre agrotóxicos
Última atualização: 24 de Maio de 2019 - 21:05

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle Doenças (DVA), realizou, na manhã desta sexta-feira (24), um encontro de capacitação continuada sobre Vigilância da população exposta a desastres naturais e a agrotóxicos, na sede da FVS-AM, na Avenida Torquato Tapajós, 4.010, bairro Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.

A capacitação visa estimular o processo de integração das áreas técnicas e processos e faz parte da programação mensal de atividades internas do Grupo de Trabalho sobre Agrotóxico (GT Agrotóxico) da Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB), que está inserida no Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA), da FVS-AM.

De acordo com o Nailton Lopes, da GRNB da FVS-AM, o encontro objetiva o compartilhamento de informações de Vigilância em Saúde, buscando incentivar ações de redução dos impactos dos agrotóxicos na agricultura. “Principalmente, na exposição do trabalhador e do consumidor final”, afirmou Lopes.

GT Agrotóxico - O GT Agrotóxico é responsável pela construção do Plano Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Exposta a Agrotóxicos. A iniciativa é coordenada pela FVS-AM e é formada por nove instituições e 14 áreas técnicas, incluindo, entre outros órgãos, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria Municipal de Saúde, em Manaus, (Semsa), além do Sistema Sepror, que é formado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).