FCecon realiza programação alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco
Última atualização: 30 de Maio de 2019 - 18:33

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco – celebrado no dia 31 de maio –, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), irá promover nesta sexta-feira (31/5), às 8h30, diversas ações de prevenção e controle do tabagismo com alunos da Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada na rua Walter Rayol, s/nº, bairro Presidente Vargas (Matinha).

Com o tema “Tabaco e Saúde Pulmonar”, o Dia Mundial Sem Tabaco visa sensibilizar as pessoas sobre as consequências negativas que o consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem na saúde pulmonar e, consequentemente, no desenvolvimento de doenças respiratórias graves. A data foi instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

A coordenadora estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, explicou que a data é comemorada todos os anos. Ela disse que se trata de uma iniciativa importante que faz parte do calendário do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (MS).

“A equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon) distribuirá panfletos, realizará palestras e levará informações à população sobre a incidência dos cânceres causados pelo tabagismo, e o papel que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar”, afirmou Muniz.

Números

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), baseado no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do MS, em 2018 houve 315 óbitos em função do câncer de pulmão no Amazonas. Desse total, 202 óbitos ocorreram em homens e 113 em mulheres.

Reconhecimento

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, cardiologista Aristóteles Comte Alencar, a programação também contará com a premiação dos três melhores desenhos feitos por crianças de escolas da Secretaria Municipal de Ensino (Semed) – da Divisão Distrital Zona Sul (DDZ) –, apresentação cultural, lançamento do calendário de ações de 2019 e entrega de certificados de honra ao mérito.

“As crianças irão realizar uma dramatização sobre os impactos negativos do tabagismo na saúde pulmonar. Com a entrega dos certificados, queremos promover o reconhecimento dos profissionais que trabalham para diminuir a incidência do tabagismo no Amazonas”, destacou Alencar.

Serão dez homenageados com certificado de honra ao mérito, como o vice-presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), Manuel de Jesus Pinheiro Coelho. Quando Secretário Municipal de Saúde, conforme Alencar, Pinheiro sugeriu a transferência do Programa Estadual de Controle do Tabagismo para a FCecon.

“O Programa funcionava nas dependências da Susam. A sugestão foi acatada pelo secretário estadual de Saúde, e o Programa ficou atrelado ao DPCC, que realiza ações de controle e prevenção contra os vários tipos de cânceres”, informou.