FVS-AM e Semsa Manaus realizam ação educativa contra malária na comunidade do Livramento, zona rural de Manaus
Última atualização: 14 de Junho de 2019 - 20:40

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa), realizou, nesta sexta-feira (14), ação educativa de enfrentamento à malária, na Escola Municipal São José I, na comunidade do Livramento, zona rural da capital.

A sensibilização incluiu atividades lúdicas, visita aos microscópios e palestras sobre o ciclo biológico do mosquito Anopheles, transmissor da malária. Também foram partilhados conhecimentos sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a pedagoga do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES) da FVS-AM, Goreth Gadelha, a ação tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a diminuição do número de criadouros e prevenir os moradores de novos casos de malária. “Essa doença ocasiona a evasão e abandono escolar. Então, a ideia é sensibilizar a comunidade para que eles sejam parceiros no enfrentamento da doença”, afirmou Goreth.

Segundo a diretora da Escola Municipal São José I, Patrícia Samara Martelet Freitas Costa, a ação educativa foi realizada com estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 da instituição, além de alguns alunos voluntários que também participaram. “Ficamos muito felizes com essa ação de enfrentamento à malária e sabemos da importância de se combater essa doença. Agradecemos à FVS e a Semsa por essa ação”, finalizou a diretora.

SOBRE A DOENÇA- Malária tem tratamento gratuito ofertado em toda rede básica de saúde e o paciente deve seguir de forma correta o uso do medicamento para que não piore o quadro clínico. Em relação a dengue, zika e chikugunya não existe tratamento específico, faz-se apenas medicamentos para os sintomas da doença, porém é importante beber muito liquido para evitar a desidratação.