NOTÍCIAS

Check-up do fígado evita doenças sérias
Última atualização: 15 de Julho de 2019 - 14:36

Manaus – Pelo menos um terço da população brasileira sofre com problemas relacionados ao acúmulo de doenças no fígado, como a gordura (esteatose), segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

“Por mais que muita gente não dê a importância necessária a esse problema, ele pode ser um dos primeiros sinais das doenças obstrutivas da circulação, prejudicando fortemente o envio de sangue para o cérebro, braços, pernas e coronárias”, afirmou a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti.

O fato de ser considerada uma ‘doença silenciosa’ e que não expõe nenhum sintoma aparente, torna o problema ainda mais sério, pois o paciente acaba não se cuidando como deveria e tendo complicações que aumentam significativamente o risco de ataque cardiovascular, infarto ou até mesmo Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Daí vem a importância do check-up, pois é impossível tratar um problema sem sabermos que ele está lá”, ressaltou a médica. Por conta do hábito em não realizar o check-up, o quadro pode ficar ainda mais sério, levando a inflamações e lesões no fígado, podendo ocasionar até mesmo um câncer ou uma cirrose.

Diagnóstico
O diagnóstico do problema é simples, basta a realização de um ultrassom.”A partir desse diagnóstico, o paciente passa por uma verdadeira transformação em seus hábitos de vida e nem sempre é necessário o uso de medicação. A doença pode ser controlada com mudanças na alimentação e com a prática de exercícios”, enfatizou.

Em Manaus, o exame pode ser realizado no Instituto Cardiovascular, localizado no Edifício The Office, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 315. Mas informações podem ser obtidas no instagram @ivcmanaus ou no site do instituto.