Última atualização: 22 de Julho de 2019 - 20:55

Estão abertas as inscrições para o Fórum de Vigilância Sanitária: Inovações e Avanços nos Setores Público e Privado, a ser realizado das 8h às 16h30 do dia 5 de agosto, em alusão ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil, no auditório da Universidade Paulista (Unip), na zona centro-sul de Manaus. As inscrições devem ser realizadas no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM): www.fvs.am.gov.br.

O evento é fruto de uma parceria da FVS-AM com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O fórum é destinado para os responsáveis por serviços e produtos sob Vigilância Sanitária, servidores, profissionais e estudantes de instituições ensino/pesquisa.

A programação inclui discussões sobre os avanços do licenciamento sanitário, com ênfase na desburocratização dos processos de solicitação de licença sanitária, e sobre adequação e monitoramento dos serviços de saúde às normas de Vigilância Sanitária.

De acordo com Marcelo Izel, coordenador do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nevisa), da FVS-AM, o fórum também objetiva esclarecer os públicos sobre o papel das vigilâncias sanitárias de instância municipal, estadual e federal. “Deixar claro para o público em geral o papel das vigilâncias: o que a Anvisa e o Estado fazem, e o que o município executa”, afirmou Izel.

Vigilância Sanitária – O Fórum de Vigilância Sanitária: Inovações e Avanços nos Setores Público e Privado também é uma oportunidade de divulgar, à população em geral, que o objetivo da Vigilância Sanitária não é simplesmente multar, fiscalizar estabelecimentos e apreender produtos.

De acordo com o gerente de Produtos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-AM, Jackson Alagoas, com o passar dos anos, o foco da Vigilância Sanitária passou a ser o monitoramento de risco em saúde e orientação aos estabelecimentos.

“Há, então, a produção de produtos e serviços mais seguros e de qualidade. Desde 2015, o dia 5 de agosto passou a ser o Dia Nacional da Vigilância Sanitária e é um momento em que também podemos divulgar a contribuição da área para a economia do país”.