Manaus sedia reunião da OPAS sobre a eliminação da malária na América do Sul
Última atualização: 13 de Agosto de 2019 - 12:34

O Programa Regional de Malária realiza em Manaus a Reunião Técnica sobre a eliminação da malária na América do Sul, de 12 a 14 de agosto. A abertura será nesta segunda-feira (12/08), às 8h30, no Blue Tree Premium Manaus, na avenida Umberto Calderaro Filho, 817, Adrianópolis, e contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.

O evento é organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas.

O objetivo da reunião é revisar os avanços realizados no combate à doença, bem como fornecer orientações sobre as áreas temáticas específicas de trabalho e problemas críticos de malária na região.

Durante a reunião, serão discutidos tópicos como a vigilância da eficácia e resistência aos antimaláricos, o problema da malária e mineração de ouro, a eliminação da malária do Escudo das Guayanés e a reorientação dos planos e estratégias nacionais para a eliminação da malária.

De acordo com os organizadores, a reunião contará com a presença dos seguintes participantes:
• Coordenadores de programas de malária dos países endêmicos da América do Sul: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Perú, Venezuela, Suriname y Guiana Francesa.

• Ministério da Saúde do Brasil Governo do Estado de Amazonas, através da Fundação de Vigilância em Saúde.

• Dr. Pedro Alonso, Diretor do Programa Mundial de Malária na OMS / Dr. Pascal Ringwald, OMS.

• Pontos focais da OPAS/OMS nos países.

• USAID, CDC, Instituto Pasteur, Fundação de Medicina Tropical do Amazonas.

• Equipe Regional de Malária da OPAS/WDC.