NOTÍCIAS

Sobe para 16 os casos de doenças de chagas aguda em Barreirinha
Última atualização: 16 de Setembro de 2019 - 13:08

Dez casos de doença de chagas aguda ocorrida em comunidade do município de Barreirinha, no Amazonas (a 500 quilômetros de Manaus) foram confirmados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado. Outros dois casos estão sob suspeita.

Com isso, sobe para 16 o número de casos de pacientes confirmados da mesma comunidade.

A hipótese é que a doença tenha sido transmitida pela ingestão de suco de patauá ou caldo de cana-de-açúcar, que poderiam estar contaminados com parasitas de insetos infectados.

Todos os pacientes diagnosticados confirmaram a ingestão das bebidas.

Uma equipe composta por cinco técnicos da FVS, das áreas de vigilância ambiental, sanitária, epidemiológica, diagnóstico laboratorial, e também dois médicos infectologista da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), segue no município realizando as ações de contenção ao surto.

De acordo com o diretor da FVS, Cristiano Fernandes, uma equipe de técnicos da Fundação e um médico infectologista vão avaliar, no local, as possíveis causas de transmissão da doença.

A doença de chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Uma das formas de transmissão é pela ingestão de alimentos contaminados pelos parasitas presentes nas fezes do inseto barbeiro.

A principal forma de prevenção é conhecer bem a procedência dos alimentos naturais e evitar que o inseto forme colônia nas frestas de telhado e paredes.

O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são essenciais para a prevenção das formas crônicas da doença.

Em caso de febre constante, diarreia, vômito, dores de cabeças e dores musculares, é preciso procurar um médico.