São Gabriel premiado nos EUA
Última atualização: 8 de Novembro de 2019 - 16:29

O município de São Gabriel de Cachoeira ficou em segundo lugar no prêmio “Campeões Contra a Malária 2019”. A premiação, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) -, e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi realizada na sede da instituição, em Washington (EUA). O prefeito de São Gabriel, Clóvis Saldanha, e o secretário de Saúde do município, Fábio Sampaio, receberam o prêmio.

Controle O trabalho premiado consistiu no projeto de controle da malária esse ano. Em 2018, o município sofreu uma forte epidemia da doença, o que obrigou órgãos locais como a Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Exército Brasileiro a se unir para combater a doença.

Resultado A situação foi contornada com o trabalho de controle vetorial, identificação das áreas infestadas pela malária e o tratamento dos doentes. O resultado, além de conter o surto, foi a premiação chancelada pela ONU.