Autoridades de Saúde do Amazonas se reúnem para consolidação do Plano de Contingência do Coronavírus
Última atualização: 10 de Fevereiro de 2020 - 12:36

As autoridades de saúde reuniram-se, neste sábado (08/02), na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), em caráter extraordinário, para atualizar o Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV) do Amazonas. O documento será enviado para o Ministério da Saúde no próximo dia 10 de fevereiro.

Na oportunidade, a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, explicou que a implementação do plano de contingência permitirá uma atuação mais rápida nas diferentes esferas de governo, frente a uma possível epidemia pelo novo coronavírus.

“É o momento para que todos os eixos de atuação, seja ele de assistência aos pacientes, assistência farmacêutica, vigilâncias epidemiológicas, sanitárias e laboratorial, gestão e comunicação, incluam as necessidades que demandem a ação urgente de medidas de prevenção e contenção diante de uma situação risco à saúde pública”, comentou a diretora-presidente.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Marinélia Ferreira, a capital amazonense está com os fluxos e protocolos bem definidos inclusive com campanha de mídia sobre prevenção aos vírus respiratórios.

“Concluímos o levantamento de necessidades principalmente para os insumos estratégicos, que estão sendo providenciados a aquisição. Estamos também com uma campanha de mídia em veiculação, com o objetivo de que a Semsa Manaus desenvolva suas ações de forma satisfatória”, pontuou.

Presente na reunião a chefe de Departamento de Ações de Saúde da Capital da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Nayara Maksoud, informou que a secretaria está com o planejamento das ações na área assistencial definido em ênfase de implantação seguindo o indicador de nível de contingência alerta nacional.

“As unidades estão definidas para referência no manejo clínico de possíveis casos, a rede de saúde está ciente dos fluxos e protocolos para atendimento, abastecidas de insumos estratégicos, sendo acompanhada diariamente pela Susam”, informou Nayara.

Amazonas – Instituído em janeiro de 2020, pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e pela FVS, por determinação do governador Wilson Lima, o Comitê Estadual conta ainda com representantes da FMT-HVD, Secretaria Municipal de Manaus (Semsa-Manaus), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Superintendência Regional do Ministério da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU e HPS Delphina Aziz.

A implantação do Comitê tem como objetivo a execução coordenada de ações de prevenção e controle de epidemias por síndromes gripais nas redes de saúde pública e privada de atenção básica e especializada da capital e do interior, visando agilidade na execução das ações de notificação, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas, previstos no Plano estadual de vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG).

Adicionalmente, o Comitê atuará na preparação de respostas rápidas a uma possível ocorrência de casos de Novo Coronavírus, aplicando orientações do MS definidas por protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).