NOTÍCIAS

FVS-AM realiza Oficina de Implantação de Núcleos de Vigilância para profissionais da saúde
Última atualização: 12 de Fevereiro de 2020 - 13:52

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza nesta quarta-feira (12/02), a Oficina de Orientação para Implantação de Núcleos de Vigilância Epidemiológica em Unidades de Pronto atendimento. Ao todo estão participando 32 profissionais da área da saúde, sendo nove Serviços de Pronto Atendimento-SPA e dois de Unidade de Pronto Atendimento-UPA, da rede estadual.

O treinamento acontece no auditório da FVS-AM, localizado na avenida Torquato Tapajós, n° 4.010, Colônia Santo Antônio, zona norte. O evento segue até quinta-feira (13/02).

A oficina é coordenada pela Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviço de Saúde do Amazonas (Ceciss-FVS) e tem a finalidade de atualizar os profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e farmacêuticos que atuam nos núcleos de vigilância epidemiológica das unidades de média complexidade da rede pública.

De acordo com a coordenadora do Ceciss-FVS, Tatyana Amorim, a oficina é importante para organizar e implantar as estratégias de segurança do paciente e controle de infecção, para o fortalecimento dos núcleos de segurança. “Com isso, podemos intensificar a vigilância epidemiológica, a segurança do paciente e as medidas de prevenção, melhorando a assistência dos serviços de saúde’’, informou.

Para o participante, médico infectologista do SPA de São Raimundo, Noaldo Lucena, a oficina de implantação da FVS-AM é pioneira porque unifica os três pilares dentro da unidade de saúde. “Deste modo, o serviço começa a funcionar com cuidado central no paciente, proporcionando um atendimento de qualidade’’, ressaltou.

A programação do evento inclui palestras sobre Vigilância Epidemiológica, Legislações aplicadas à Segurança do Paciente, Elaboração da implantação de vigilância em Pronto Atendimento.