NOTÍCIAS

FVS-AM realiza operação carnaval contra Aedes aegypti no sambódromo
Última atualização: 18 de Fevereiro de 2020 - 13:05

Contagem regressiva para maior festa popular do país, carnaval 2020, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, nesta terça-feira (18), às 9h, Ação de Prevenção contra Dengue, Zika e Chikugunya, no Sambódromo de Manaus, situado na avenida Pedro Teixeira, nº 2565. A atividade faz parte do planejamento da saúde para a preparação ao carnaval de Manaus, que acontece neste fim de semana.

Além disso, a FVS convidará a população para o Bloco da Saúde: Xô Mosquito, que deve levar 1.500 foliões para o Sambódromo de Manaus, no sábado (22/02). O bloco, idealizado pela FVS-AM, tem como tema o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikugunya, além da importância para a doação de sangue e medidas protetivas para prevenção de tuberculose, esse ano outros parceiros farão parte do bloco, como Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

A diretora presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, salienta que carnaval não combina com doença. “O carnaval é a principal festa do país, e aqui no Amazonas, coincide no inverno amazônico, caracterizado pelo o aumento de chuvas e a sazonalidade para viroses como dengue, zika e chikungunya, por isso a FVS coloca o bloco na rua para lembrar os foliões sobre a checagem de semanal de depósitos de água parada”, lembrou.

De acordo com o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Elder Figueira, as ações de combate ao Aedes aegypti iniciaram semana passada no sambódromo e concluída nesta terça-feira. “Entre as atividades de vigilância e controle quanto ao Aedes aegypti foram realizadas borrifação e tratamento focal com larvicida em depósito fixos no sambódromo”, explicou.

Boletim Epidemiológico do Aedes aegypti – Em janeiro de 2020, foram notificados 1.753 casos de dengue no estado. No ano passado, no mesmo período, foram 483. Já a zika teve 7 casos notificados em janeiro de 2020 e 6 casos em 2019. A chikugunya teve 16 casos notificados no primeiro mês desse ano, contra 20 notificações em janeiro do ano passado.

De acordo ainda, com o último Boletim Epidemiológico da FVS sobre as Arboviroses transmitidas por Aedes aegypti, 7.206 casos de dengue foram notificados em 2019 no estado contra 4.767 no ano de 2018.

Interior – Os municípios que apresentaram o maior número de casos de dengue em 2020 são: São Gabriel da Cachoeira, com 395; Guajará, com 275 casos; Humaitá, com 266 casos, Benjamin Constant, com 179 casos; Carauari, com 176 casos; e Eirunepé, com 119 casos.

Campanha – O Governo do Amazonas acaba de lançar uma campanha publicitária de orientação para a população sobre prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Prevenção, alerta aos sintomas das doenças e orientação à população sobre onde buscar assistência são o foco da campanha, desenvolvida com orientações da FVS-AM.

Rotina semanal – Uma das dicas para prevenir os focos do mosquito é não deixar acumular água parada em casa e fazer a limpeza dos recipientes pelo menos uma vez a cada semana, com água e sabão, esfregando bem para a remoção de possíveis ovos. A FVS recomenda o cuidado redobrado com o lixo doméstico e recipientes plásticos que, quando inadequadamente descartados, acumulam água e se tornam criadouros do Aedes aegypti.

O mesmo cuidado deve ser estendido a caixas d’água, galões e tonéis, que devem estar sempre vedados. Deve-se ainda cuidar das piscinas com produtos químicos, limpar diariamente os recipientes de água dos animais e não deixar acumular água em pneus.

Caso apresente sintomas como dores nas articulações, febre e manchas vermelhas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo de casa.