NOTÍCIAS

Bloco da Saúde leva conscientização para a avenida
Última atualização: 27 de Fevereiro de 2020 - None

A manutenção do estoque de sangue nos hospitais públicos e privado da capital por meio da doação voluntária e orientações de como eliminar os riscos de doenças como dengue, zika e chikungunya foram as mensagens que abriu a noite de desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, neste sábado (22/02).

Nem a chuva do início da noite espantou os mais de 300 foliões que passaram na avenida representando a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) com o propósito de conscientização. Conhecido como o Bloco da Saúde, o desfile reuniu servidores públicos da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM): bloco do “Vampirão” e o bloco “Xô Mosquito”, respectivamente. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa- Manaus) também prestigiaram o bloco da saúde.

“É muito saudável e simbólico que vários órgãos e profissionais que atuam na saúde abram o Carnaval levando mensagens em favor do cuidado com a saúde da população. O estoque de sangue, por exemplo, precisa da colaboração de todos. Doar sangue é sempre um ato de amor ao próximo e estamos aqui para lembrar a população disso”, declarou a diretora-presidente e médica hematologista do Hemoam, Socorro Sampaio.

“A chuva presente no desfile também foi uma personagem importante, pois estamos em plena sazonalidade das viroses como dengue, quando tem água parada tem mosquito”, alertou a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FVS-AM, Amanda Andion. Ela destacou que o Bloco Xô Mosquito vem justamente chamar atenção para o acúmulo de água parada que pode servir como criadouro do mosquito da dengue.