É hora de vencer a tuberculose no Amazonas é tema de Campanha Estadual
Última atualização: 6 de Março de 2020 - None

A campanha “É hora de vencer a tuberculose no Amazonas” foi lançada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), nessa sexta-feira (06/03), no centro de Manaus, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de Março), sendo coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (Pect/FVS).

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da FVS, Marlucia Garrido, a ação de abertura foi importante para difundir informações sobre a doença, através de orientações e medidas repassadas aos alunos. “A mobilização sensibilizou os jovens para o enfretamento da doença, visto que a tuberculose é um desafio permanente no estado do Amazonas e precisa ser vencida”, informou.

Para a coordenadora do Programa de Educação em Saúde na Escola da Seduc-AM, professora Delta Segadilha, essas campanhas são fundamentais para intensificar as ações educativas, gerando uma rede de prevenção e alerta para os possíveis sintomas da doença na escolas. “Os alunos são os multiplicadores de informações, então aumenta a chance do diagnóstico e medidas para o tratamento”, salientou.

A estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro II, que participou da campanha, Fernanda Mello, disse que o evento proporcionou uma abrangência sobre os cuidados com os sintomas e tratamento da tuberculose.  “Depois de hoje, cuidarei mais da minha saúde e irei orientar meus pais para se prevenirem’’, comentou.

A abertura da campanha contou a participação de 80 alunos do colégio Amazonense Dom Pedro II, e a participação de diversos parceiros na luta contra a Tuberculose no Amazonas, como o Comitê Estadual de Tuberculose, Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (Susam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (Susam), Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/Aids e Tuberculose (Frendhat), Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), secretarias municipais de saúde, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Alfredo da Matta (Fuam), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outros.