Lacen-FVS treina profissionais para ampliação de diagnóstico de malária, filaríose e Doença de Chagas
Última atualização: 11 de Março de 2020 - 14:06

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), capacita, de 2 a 27 de março, profissionais de saúde para ampliar e descentralizar a rede de diagnóstico laboratorial, das redes pública e particular de Manaus, para hemoparasitas de doenças como malária, filaríose e Doença de Chagas.

O treinamento é voltado para cerca de 30 participantes entre bioquímicos, técnicos em patologia, biólogos, biomédico e agentes de endemias. O curso é ministrado pelos supervisores revisores de controle de qualidade do Lacen-AM, Rizonildo Lima e Edson Luiz Batista que capacitam os profissionais para a coleta e coloração dos hemoparasitas Plasmodium sp (malária), Microfilária (filaríose) e Trypanosoma cruzi (Doença de Chagas).

De acordo com Rizonildo, os participantes do curso serão multiplicadores do conhecimento apreendido nos postos de trabalho onde atuam. “Os participantes retornam ao trabalho com o que aprenderam. Há, então, a descentralização do diagnóstico desses agravos e a ampliação da rede de diagnóstico com qualidade para essas doenças”, afirmou.

A biomédica Valdineia Silva da Costa atua na identificação de malária no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, zona centro-sul de Manaus, e presente no treinamento. Segundo ela, com a identificação imediata, é possível antecipar o tratamento de paciente e reduzir o tempo de diagnóstico, o que economiza recursos da rede pública de saúde.

“Se o profissional que está lendo a lâmina de um paciente já é capacitado para identificar esses hemoparasitas, já pode dar o resultado e evita que o paciente fique esperando o diagnóstico vindo possivelmente de outro laboratório”, apontou Valdineia.

Para o pesquisador Paulo Bonates, que atua como mestrando em hemoparasitas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e também participa do treinamento, o curso auxilia na capacitação do diagnóstico antecipado. “Para quem trabalha com pesquisa, é importante um diagnóstico cedo, realizado através das técnicas que o Lacen proporciona”, afirmou.

Participam do treinamento profissionais que atuam no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Hospital e Pronto Socorro Dr. Platão Araújo, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul, SPA São Raimundo, Lacen/FVS, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HDV), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM) e laboratórios da rede particular.