NOTÍCIAS

Testes rápidos de Covid-19 para profissionais de saúde iniciam nesta terça-feira (28/04) em regime drive-thru
Última atualização: 28 de Abril de 2020 - 14:59

Inicia nesta terça-feira (28/04) a realização de testes rápidos de detecção de Covid-19 para profissionais de saúde que atuam no Estado do Amazonas e que agendaram a realização do exame pelo aplicativo SASi. Os testes serão realizados, em regime drive thru, na Escola Superior de Ciência da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), localizado à avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

A estratégia da realização do exame em regime drive-thru é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas para facilitar a testagem dos profissionais e evitar aglomeração de pessoas no local de realização dos testes rápidos e contaminação pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) que transmite Covid-19.

Essa é mais uma unidade para testes rápidos que ocorre em parceria com a UEA. O serviço de testagem já está sendo realizado em parceria com a Escola de Enfermagem e com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O primeiro local de testes é a Escola da Enfermagem da Ufam, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul da capital.

Sintomas - O teste rápido detecta Covid-19 somente a partir de 7 dias após o início dos sintomas. Conforme anunciado anteriormente, os profissionais de saúde que atuam no Amazonas vão ter acesso ao teste após agendamento realizado por meio do aplicativo SASi, do Governo do Amazonas, ou pelo site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM): www.fvs.am.gov.br.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, apontou que o teste rápido será realizado em profissionais de saúde que estiverem no oitavo dia de sintomas suspeitos para Covid-19. “A partir do oitavo dia de sintomas é quando o organismo começa a produzir os anticorpos que vão acusar o resultado positivo para o Novo Coronavírus. Antes desse período, as chances de dar falso negativo são altas”, advertiu.

A estratégia agiliza o diagnóstico desses profissionais e funciona como ferramenta para afastá-los do trabalho durante o período de sintomas, evitando a contaminação de pacientes e permitindo o monitoramento do estado de saúde para evitar o agravamento da doença e prevenir o óbito.

Pelo agendamento, o profissional de saúde escolhe data e horário para realização do teste rápido. A partir desta terça-feira (28/04), os atendimentos continuarão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O profissional de saúde deve portar documento que comprove que atua na saúde do Estado do Amazonas.

Agendamento – O profissional de saúde, que atua no Estado do Amazonas e apresenta febre e sintoma respiratório, deve procurar o aplicativo de monitoramento SASi na loja de aplicativos de celular ou acessar pelo telefone o site da FVS-AM para acessar o link de download do aplicativo.

Com um código exclusivo para o profissional de saúde (YPV33), o usuário vai cadastrar dados pessoais, como nome e telefone, e realizar a solicitação do exame somente a partir do oitavo dia de sintomas. Em seguida, o profissional vai anexar o atestado médico e selecionar o ícone “Próximo”. Uma mensagem vai informar o status do pedido, a data e horário do agendamento que poderá ser acompanhada no menu, pelo ícone “Histórico”.